segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estado Laico

Made in Igreja Universal

As declarações do Bispo e fundador da Igreja universal do Reino de Deus Edir Macedo pró-aborto (vídeo abaixo) são no mínimo inusitadas. O cenário evangélico brasileiro tradicionalmente se posiciona contra o aborto, em uma das raríssimas concordâncias com a Igreja Católica. O Bispo é hoje, não apenas uma voz discordante entre seus colegas, mas um articulador político hábil de olho nas eleições 2010.

Se considerarmos apenas o panorama religioso, muitos militantes pró-aborto poderiam ver no Bispo Macedo um aliado, mas um olhar mais abrangente pode mostrar que a posição adotada pelo pastor carece de respaldo.

Ouvir um líder religioso defendendo uma posição moral sobre um assunto polêmico não é novo, mas isso não torna o fundador da Igreja Universal um liberal, as aparências enganam. Fundado em 2005 o PRB – Partido Republicano Brasileiro nasceu sob as denúncias de ter conseguido as assinaturas necessárias para seu registro no TSE em templos da Universal. De fato há que nas eleições de 2002 a igreja através da sigla elegeu 21 deputados federais e 1 senador. Em sua declaração ao TSE de gastos de campanha, o Senador Marcelo Crivella pagou 158 mil reais por serviços prestados à gráfica da Igreja Universal. A ligação da IURD com a política não é obra do acaso, para muitos analistas, o PRB foi criado para ser o braço político da igreja. Graças à providência divina e aos escândalos das sanguessugas e as malas com 10 milhões de reais flagradas em um jatinho levaram o partido a míngua nas eleições de 2006.

Hoje a Igreja Universal do Reino de Deus detém um conglomerado de comunicação. Edir Macedo possui concessões de mídia além da geradora da Rede Record 23, emissoras de TV e 40 de rádio além da Rede Aleluia que conta com 36 emissoras. É dona de um império empresarial que inclui jornais, planos de saúde e até uma empresa de taxi aéreo, a Alliance Jet. Tudo a serviço dos planos políticos do Bispo acusado de crimes como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha além de crime contra a fé pública.

Não há liberalismo no discurso pró-aborto de Edir Macedo, cujo argumento baseia-se em planejamento familiar. O problema do aborto, hoje no Brasil, é uma questão de saúde pública, cuja resposta está além de sua descriminalização. Engloba a qualidade sanitária do serviço público bem como sua capacidade de absorção de um número incalculável de adolescentes e mulheres que o procurarão, caso seja permitido. O discurso de Edir Macedo é oportunista. De alguém que não crê na construção de um Estado laico e democrático, mas que se esforça para que seus mais de 3,5 milhões de seguidores (IBGE 2002) se transformem em poder político, usado é claro a sua conveniência. As milhares de adolescentes que engravidam neste país não têm no Bispo da Universal um defensor, os milhares de militantes pró-aborto não têm nele um militante. O Estado vislumbrado por Macedo é laico made in IURD. Um perigo real para a nossa já sofrida democracia. Dia 3 vem aí. E que Deus nos livre dos lobos pseudo-religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário